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7 estratégias de marketing para e-commerce de moda


Marketing Digital Para Ecommerce de moda
E-commerce de moda

Confira dicas para alcançar novos clientes para o seu e-commerce de moda

O comércio eletrônico tem crescido nos últimos anos no Brasil, vencendo a desconfiança dos consumidores quanto às compras online. E um dos setores que mais é responsável por esse crescimento é o e-commerce de moda.

De acordo com o 41º Webshoppers, no último ano, o segmento de moda e calçados registrou aumento de 30% no número de pedidos online.

Porém, também é um segmento com uma grande concorrência. Ao criar um e-commerce de moda, o seu negócio vai estar concorrendo com milhares de outras lojas, incluindo as gigantes fast fashion, que há tempos estão no mundo online.

Então, em um universo de tantas ofertas, como chamar a atenção do consumidor? Neste artigo, você vai ver algumas dicas de marketing digital, especialmente para o seu e-commerce de moda.

Confira!


1 – Produza conteúdo

A produção de conteúdo é a forma mais indicada para alcançar o público para o seu negócio organicamente, ou seja, sem pagar por divulgação.

Você pode criar um blog ou um canal no YouTube e produzir conteúdo sobre moda. Assim, vai alcançar pessoas que se interessam pela área e que, consequentemente, podem se interessar também pelo que você vende.Se optar pelo blog, inclua links para a sua loja no seu artigo. E se escolher gravar vídeos, encerre-os convidando as pessoas a conhecerem o seu e-commerce de moda.


Produção de vídeos é essencial
Marketing de conteúdo

2 – Invista em mídia

Apesar do potencial do marketing de conteúdo, para quem vende online, o investimento em mídia é quase inevitável. Afinal, é a maneira mais eficiente de fazer com que as pessoas saibam que o negócio existe.

Mas o recomendado é que você comece com cautela, fazendo testes. Faça pequenos investimentos inicialmente e veja como o seu público vai reagir ao seu negócio.

Você pode comprar anúncios no Instagram, no Facebook e no Google, por exemplo.

E para saber o impacto de suas campanhas, você deverá observar os resultados. As próprias ferramentas de anúncio já disponibilizam relatórios analíticos, mas o ideal é que você utilize um recurso mais completo, como o Google Analytics.


É muito importante que você se familiarize com o uma estratégia chamada remarketing. Por meio dela, você poderá mostrar anúncios para pessoas que já passaram por sua loja virtual pelo menos uma vez. Para te ajudar a entender melhor o assunto, leia nosso artigo sobre como fazer remarketing para e-commerce.


3 – Esteja nas redes sociais

É essencial explorar o poder das imagens nas redes sociais, principalmente se tratando de um e-commerce de moda. Segundo o 41º Webshoppers, as redes sociais são o principal caminho que leva para as lojas online do segmento.

Canais como o Instagram e o Pinterest têm forte apelo visual e costumam ser bastante frequentados por quem se interessa por esse assunto.


Marketing para moda feminina
Moda nas redes sociais

É interessante que você pense nas redes sociais como a vitrine do seu e-commerce de moda. Por isso, publique fotos de boa qualidade, capriche na descrição dos produtos e lembre de fornecer informações importantes para os seus clientes. E, claro, deixe o link para compra!

Inclusive, toda a experiência do seu cliente pode acontecer nas redes sociais, desde a descoberta até a compra do produto. Isso graças a recursos como o Instagram Shopping.


As redes sociais também são um importante canal de comunicação do seu negócio com o seu cliente. Então esteja atento aos comentários e busque tirar as dúvidas dos seus seguidores.

Você também pode incentivar a interação com o seu e-commerce de moda. Uma prática bastante utilizada para isso ultimamente é a dos desafios nas redes sociais. Você pode desafiar os seus seguidores a postarem um look com uma peça comprada na sua loja, por exemplo. Basta pedir que a foto seja postada marcando o seu negócio. Isso vai gerar divulgação gratuita para a sua loja.


4 – Faça parcerias com influenciadores digitais


Os influenciadores digitais já são parte da maioria das estratégias de marketing. E podem ser especialmente interessantes se tratando do segmento de moda.

Influenciadores digitais são pessoas com milhares de seguidores engajados nas redes sociais, que usam sua imagem e influência para recomendar produtos.

Mas, afinal, porque os digital influencers vão ajudar o seu negócio a vender mais? É simples! Porque é muito mais fácil o consumidor confiar em alguém que poderia ser um amigo do que em uma empresa que está recomendando o próprio produto.

Para conseguir essa divulgação para o seu e-commerce de moda, você pode enviar um produto como presente e esperar que o influenciador poste algo em suas redes sociais.

Mas tenha cuidado na hora de escolher esse parceiro! Essa pessoa deve falar a mesma linguagem da persona do seu e-commerce e alcançar o público que você deseja.


5 – Realize ações promocionais

Além do potencial dos influenciadores digitais, outra forma de estimular os seus seguidores a consumir é através de ofertas.

Você mesmo já deve ter comprado algo só porque estava em promoção, não é mesmo?!


Uma boa ideia para o seu negócio pode ser oferecer cupons de desconto. Eles podem ser compartilhados nas suas redes sociais para incentivar os seus seguidores a uma primeira compra ou ainda enviados para os seus clientes como brinde na embalagem de um produto para incentivar uma nova compra.

Mas o que oferecer no cupom de desconto? Você pode oferecer um valor fixo ou uma porcentagem de desconto em determinado produto ou ainda frete grátis.


6 – Explore as datas comemorativas

Datas especiais, como Natal e Dia das Mães, costumam vender muito mais do que dias comuns. E você pode aproveitar para encaixar suas promoções nestas épocas.

Mas lembre que uma ação promocional exige muito planejamento e, claro, divulgação.

Você pode começar analisando as datas interessantes para o seu negócio e criando um calendário.


7 – Capriche na “Unboxing Experience”

A expressão, em português, se refere à “experiência de tirar algo da caixa”. E, ao trazer o termo para a realidade do seu e-commerce de moda, a ideia é garantir uma boa experiência para o seu cliente. Isso aumenta as chances de fidelizá-lo.


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