top of page

Gestor de Tráfego é modinha?

Gestor de tráfego é um termo bastante popular atualmente no marketing digital. Inclusive, ao estar buscando por artigos relacionados ao tema, provavelmente você é um profissional da área ou está buscando se tornar um ou então deseja contratar um gestor de tráfego para o seu negócio.

Mas porque o termo “gestor de tráfego” virou tendência na internet.


Em linhas gerais, toda vez que um assunto ganha bastante relevância, surgem novas tendência e novas nomenclaturas para coisas que já existem a bastante tempo.

Sendo assim, com o marketing digital não está sendo diferente, falando especificamente sobre gestor de tráfego, há uma nova nomeação ou então, uma nova função para uma profissão que existe já a muitos anos.

O grande detalhe em relação ao isso é o fato da grande ascensão da transformação digital nos últimos anos. Em suma, o que hoje vemos dentro das mídias digitais, ou seja, o Gestor de tráfego hoje seria o “media buyer” anteriormente. Ambos tem como função comprar mídia em canais para veiculação de anúncios, o que ocorre que hoje o termo gestor de tráfego está mais em alta.

Existem ainda, alguns erros e deveres que são discutidos no mercado se fazem parte ou não do dia a dia do profissional gestor de tráfego.

Se você está buscando pelo assunto relacionado a um gestor de tráfego, provavelmente você se encaixa em um destes perfis:

  • Gestor de tráfego buscando aprimoramento;

  • Aspirante a gestor de tráfego;

  • Empreendedor que busca gestores de tráfego para o seu negócio.

Em qualquer um dos cenários, este artigo será interessante para você, já que a nossa visão será a de esclarecer o que faz um gestor de tráfego, qual a sua relevância e por que esse termo está tão em tal.

De qualquer forma, nosso objetivo é esclarecer efetivamente a sua visão sobre esse assunto, sem entrar nos méritos sobre um negócio precisar ou não de um gestor de tráfego.

Naturalmente, é sempre importante lembrar que quando se fala em marketing, as empresas precisam sempre de tráfego, mas este é um dos pontos que farão um negócio ter sucesso.

De nada adianta você possuir muitas pessoas acessando as suas páginas se os outros pontos dentro da sua estratégia não estão prontos o suficiente para tal demanda.

Portanto, siga a leitura e entenda o que é um gestor de tráfego, qual a sua relevância e por que esse termo começou a se tornar modinha dentro do mundo marketing digital.


O que é um gestor de tráfego?

Em suma, o gestor de tráfego é uma função que ganhou um novo nome por conta da digitalização das empresas e do processo de adesão dos negócios às mídias digitais.

Naturalmente, o ímpeto das pessoas de estar presentes em canais como Google, Facebook, Youtube, entre outros, e se sobressair com relação aos concorrentes fez com que esta área ganhasse um novo nome.

No entanto, se olharmos para um mundo anterior, onde a internet não tinha essa importância tão grande para o desenvolvimento de negócios, podemos encontrar a figura do “media buyer”, que exerce um papel semelhante.

Na prática, o media buyer realizava a compra de mídias, como televisão, jornal, rádio, entre outras, com o objetivo de promover determinada marca ou empresa e adquirir novos clientes para ela.

No entanto, com a democratização da internet e a transformação digital de grande parte dos negócios, esta necessidade de compra de mídia se transferiu para o mundo digital.

Dessa forma, o gestor de tráfego ganhou força com o seu trabalho em ferramentas como Google Ads, Facebook Ads, entre outras, que possuem o objetivo de veicular anúncios pela internet.


Qual a importância de um gestor de tráfego?

É claro que esse profissional possui uma alta relevância dentro do mundo marketing, já que o mercado precisa de profissionais que dominem as ferramentas e sejam capazes de entregar grandes resultados por meio delas.

No entanto, dominar apenas as ferramentas não é o suficiente, uma vez que elas vêm e vão, ganham popularidade e somem de forma cíclica, fazendo com que o trabalho do profissional acabe se tornando muito mutável.

Para isso, uma importante saída para o gestor de tráfego é conhecer o mundo além das tabelas e dos anúncios.

Entender conceitos de negócio, de produto e de outros temas que circundam o mundo do marketing é fundamental para que o serviço de gestão de tráfego seja realmente efetivo e gere resultados significativos.


Os gestores de tráfego precisam se diferenciar

Com a popularização dessa função dentro do marketing, surgiu uma grande quantidade de gestores de tráfego espalhados por todo o território nacional e que prometem resultados transformadores para as empresas.

Naturalmente, com um mercado cada vez mais cheio de pessoas executando essa função, se torna necessária a diferenciação dentro da própria classe, onde alguns profissionais ganham destaque da maioria.

Nessa área, o destaque pode vir de várias formas, mas todas elas resultarão em um ponto específico: entrega de resultados expressivos para os clientes.

Esse ponto entra em uma discussão muito importante dentro do mundo do marketing, que é a necessidade de os profissionais possuírem o perfil T-shaped.

Esse perfil é representado por pessoas que possuem conhecimentos razoáveis em diversas áreas e se aprofundam em uma. Nesse caso, a área aprofundada é a gestão de tráfego.

No entanto, em muitos casos o problema de resultados do cliente não está exclusivamente no tráfego, é preciso compreender mais áreas para solucionar tais problemas.

O gestor que consegue entender o todo e impactar o cliente em outros assuntos além das ferramentas de mídia conseguem resultados mais impressionantes e, consequentemente, se destacam no mercado.


Conclusão

Para ser um gestor de tráfego que não está na função apenas pela modinha, é fundamental que você conheça o mundo do marketing e dos negócios de forma muito mais abrangente do que as ferramentas proporcionam.

Assim, você estará preparado para atuar nas mais diversas situações e passará mais segurança para o seu cliente na hora de vender um serviço.


Curso de google para sexshop
bottom of page