top of page

Sex Shop: Marketing para sexshop.

Seja você dono de um Sex Shop online ou loja física, confira aqui algumas ideias para alavancar a venda dos seus produtos e apimentar a sua jornada no comércio! Por mais que o sexo ainda seja um tabu para muitas pessoas, seja por motivos religiosos ou crenças pessoais, sabemos que a sexualidade é fundamental para o nosso bem-estar e qualidade de vida.

Por isso, o sex shop continua sendo um segmento bastante vantajoso para o pequeno comércio e movimenta mais de R$1 bilhão por ano no país; afinal, há muitos casais ou pessoas solteiras que procuram descobertas e novas formas de prazer. 


Mais recentemente, o aumento progressivo do e-commerce acabou significando uma certa virada no ramo erótico, já que a discrição dos consumidores é mantida e eles se sentem mais confortáveis para tirar dúvidas e realizar as compras no ambiente virtual.

No entanto, claro que ainda é perfeitamente possível conquistar uma grande parcela de clientes na loja física e ter um movimento significativo juntando o melhor dos dois mundos (físico e online) na sua estratégia. É claro que nenhuma mudança acontece assim, de uma hora para outra, e é preciso bastante planejamento, estudo e paciência até que os resultados apareçam!

Durante este texto, eu mostrarei algumas dicas que podem servir tanto para quem tem o espaço físico e deseja se inovar adentrando o meio digital, quanto para quem já começou na internet.

Tenho certeza de que as ideias te ajudarão a explorar todo o potencial do seu sex shop. Boa leitura! Conheça seu público-alvo

Principalmente por estarmos falando de produtos eróticos, um dos principais aspectos a que você deve se atentar é o comportamento e as preferências do seu público.

Pense bem: como eu já disse anteriormente, muitos não se sentirão confortáveis em perguntar ou explicar detalhadamente quais produtos procuram e em muitos casos não sabem bem o que estão buscando.

Por isso, é interessante que você já tenha uma leve ideia do que a sua clientela deseja quando entra no seu estabelecimento, não somente para saber quais produtos comprar para o seu estoque, mas também para apostar numa comunicação direcionada e assertiva. 

Esse estudo pode ser feito através de perguntas ou enquetes nas redes sociais, formulários ou até mesmo a boa e velha conversa com os clientes no balcão, sempre prezando, é claro, pela discrição e por uma abordagem não invasiva. Outra opção interessante é definir a persona de sua loja, isto é, um perfil fictício do seu consumidor ideal, com informações como nome, preferências de produto, redes sociais mais usadas, problemas e necessidades. Por exemplo: se você constata que a maior parte do seu público é formada por pessoas que se identificam com o gênero feminino, estudando o mercado você saberá quais acessórios mais agradam essa parcela, e as informações que os seus vendedores devem ter na ponta da língua para responder eventuais dúvidas. Entendendo o seu cliente e suas dores, fica muito mais fácil buscar as formas de mantê-lo frequentando o estabelecimento, e de saber o que é mais lucrativo para o crescimento do seu negócio. 


Algo que eu já destaquei mas que vale a pena repetir: o sexo ainda é um tabu para muitas pessoas, e é provável que uma boa parte dos seus clientes não se sinta confortável em procurar os produtos ou realizar a compra.  Então, temos duas maneiras de contornar isso:  a primeira é criar um catálogo digital de produtos e começar a vender online, já que a internet acaba sendo o espaço em que os consumidores mais se sentem à vontade em uma compra como essa. A segunda forma pode ser permanecer vendendo exclusivamente na loja física, mas sempre apostando em uma abordagem discreta e amigável: não importunar o cliente com questionamentos e sugestões quando ele estiver só “dando uma olhadinha”, evitar perguntas pessoais demais sobre a sua vida sexual e, é claro, nunca divulgar o nome ou os produtos de quem compra no seu estabelecimento.  Já ouviu a expressão “ter tato”? Então, é disso que estamos falando quando o assunto é um tanto delicado para algumas pessoas: aborde os consumidores de maneira sutil, de modo a sentir o seu nível de abertura no momento da compra e o quão disposto ele está para entender o funcionamento dos produtos. Ainda falando sobre a discrição e a privacidade do cliente, um elemento a que você deve se atentar bastante são as embalagens. Embora isso seja especialmente significativo no caso das vendas online, em que muitas vezes não é o comprador que recebe o pacote, mesmo nas lojas físicas é importante prezar por sacolas neutras, não muito chamativas e que evitem a exposição. No meio virtual, outros aspectos que merecem atenção são a forma com que a compra aparecerá na fatura do consumidor, e o nome do remetente que virá no pacote da entrega. Invista na variedade de produtos Quem já acompanha o blog há algum tempo sabe que a definição de um bom mix de produtos precisa envolver um conhecimento detalhado do público-alvo, e que ele é o primeiro passo para aumentar as vendas e de fato alcançar os clientes que você almeja. Então, após entender quais são os tipos de pessoa que irão frequentar a sua loja, tente incluir todos os gostos e preferências com os seus produtos.

Não se esqueça de considerar a diversidade de gênero e de orientação sexual para que ninguém fique de fora, e tente não separar os itens em categorias masculinas, femininas ou afins, já que aqui não estamos falando de caixinhas fechadas e um dos principais pilares do seu sex shop deve ser a liberdade.  Ofereça novidades do mercado Além da variedade e do conhecimento do público, estar por dentro dos novos lançamentos é importantíssimo e pode ser um fator determinante para te diferenciar da concorrência; afinal, segundo um relatório da Grand View Research, é estimada uma taxa de crescimento de 8% de 2021 a 2028 no mercado de produtos eróticos, e é claro que as novidades são sempre o fomento para a evolução constante de qualquer ramo de atuação.  Levando isso em conta, procure se atualizar sobre as feiras, palestras e workshops do seu segmento e com isso descobrir novas tendências, aprender como determinados itens funcionam da melhor forma e até mesmo conhecer os representantes das fábricas para conseguir melhores preços/acordos com fornecedores Além disso, esteja sempre de olho no que a sua concorrência - seja direta ou indireta - está fazendo de diferente: frequente as lojas físicas da sua região, visite os sites famosos e assine newsletters, e acompanhe sempre os perfis mais engajados nas redes sociais. Dê o máximo de informações sobre os itens Se muitas pessoas estão no processo de conhecer o próprio corpo e todo esse mundo erótico ainda é novo para muita gente, não dá para esperar que os clientes entendam dos brinquedos e saibam o funcionamento de cada um sem dificuldades certo?

Para aproveitar todo o potencial de qualidade dos itens e realmente oferecer experiências prazerosas aos consumidores, é preciso que você se informe muito bem acerca dos produtos antes mesmo de comprá-los dos consumidores.  Faça um catálogo online de produtos Podemos concordar que vender online já não é mais um diferencial, mas praticamente mandatório para se obter real destaque no comércio, não é mesmo? Se você tem uma loja física, considere adicionar o sex shop virtual ao seu modelo de negócios e vender cada vez mais, de modo a não ficar para trás da concorrência. As principais vantagens dessa estratégia, nesse caso, são o fato de que você não precisa ficar limitado ao alcance do seu bairro para aumentar a clientela, e que os consumidores se sentem muito mais confortáveis para comprar produtos de sex shop no ambiente virtual, já que nenhum contato pessoalmente é necessário e a discrição acaba sendo maior.

exemplo de catalogo online Divulgue sua loja Agora há pouco você viu um perfil exemplar de sex shop nas redes sociais, certo? Bom, espero que ele tenha lhe servido de inspiração, pois hoje em dia o Facebook, Instagram e afins são canais de divulgação indispensáveis para aumentar as vendas, seja de um negócio físico, online ou uma combinação dos dois.  Comece tirando fotos bem caprichosas do estabelecimento, mostrando as diversas áreas e estruturas do local; depois selecione os seus itens mais desejados e faça artes descontraídas e atrativas em ferramentas de design gratuitas, como o Canva, anunciando promoções, novos lançamentos e até mesmo o funcionamento de alguns brinquedos eróticos. Para atrair as vendas diretamente, divulgue sempre o seu catálogo online -  seja nas legendas dos posts, nos stories ou na bio do instagram -, e chame os clientes para clicarem no link e conferirem tudo que você tem para oferecer.  Além dos posts sobre os produtos em si, mais destinados às vendas, pode ser interessante que você aposte em conteúdos educativos sobre os temas relacionados à saúde sexual, já que este é um assunto que gera muitas dúvidas e sobre o qual muita gente gosta de se manter informada.  Se você já tem ou está pensando em montar um sexshop precisará de um time completo e especializado nessa área. O marketing para sexshop é totalmente diferente das demais lojas e e-commerces. Acesse agora e fale com o nosso time.




Curso de google para sexshop
bottom of page